Análise do Sector
Não basta conhecer-se a si próprio, é determinante conhecer o outro lado, o sector. Só assim será possível reconhecer os diferentes modelos de Sociedades de Advogados, a forma como estão estruturadas, como actuam, os seus valores e a sua cultura.
Esta análise do sector vai permitir ainda perceber quais as competências e qualidades valorizadas pelas Sociedades quando procuram um estagiário e futuro colaborador.
Para além deste conhecimento do sector é também muito importante desenvolver uma “cultura geral empresarial”. Os futuros advogados vão trabalhar com empresas que estão inseridas num determinado contexto, numa sociedade, num mundo cada vez mais global.
A leitura assídua de jornais (económicos e generalistas) e de livros, a frequência de seminários e conferências, as próprias viagens e experiências internacionais, contribuem para o enriquecimento individual, pelo que devem ser desenvolvidas desde já.
A palavra de ordem é: Get Informed!
Na secção Links encontra um conjunto de fontes de pesquisa de informação úteis, que pode consultar nesta fase.
São 122 as sociedades que marcam presença nesta edição de 2024 do In-Lex e que asseguram a prestação de serviços jurídicos preferencialmente a empresas, congregando um conjunto alargado de 3000 advogados. No plano da internacionalização, estas sociedades estão representadas, de forma direta ou em parceria, em 70 países, com as jurisdições do Brasil, Espanha e Angola a registarem o maior número de representações de escritórios por parte das firmas aderentes.
Nesta edição de 2023, o Anuário In-Lex apresenta 129 sociedades de advogados que prestam serviços jurídicos maioritariamente a empresas, reunindo mais de 5100 profissionais, dos quais 3477 advogados e 747 sócios. Há ainda 543 advogados estagiários, a quem estas sociedades permitem o contacto com a realidade profissional em regime societário, bem como a 307 outros profissionais com formação jurídica ou de outra área, que colaboram enquanto consultores.
São 141 as sociedades que marcam presença nesta edição de 2022 do In-Lex e que asseguram a prestação de serviços jurídicos, preferencialmente a empresas. No plano da internacionalização estas sociedades estão representadas, de forma direta ou em parceria, em 75 países, com as jurisdições de Angola, Espanha e Brasil a conquistarem o maior número de representações de escritórios por parte das firmas aderentes. Já no plano nacional, têm sede de forma maioritária em Lisboa e no Porto, mas com distribuição alargada a todo o território português, uma imagem fiel da realidade do setor no nosso país.
São 130 sociedades que asseguram a prestação de serviços jurídicos preferencialmente a empresas. Além de Portugal, marcam presença, de forma direta ou em parceria, em mais 80 países, o que demonstra que a aposta na internacionalização se mantém ativa. Tanto mais que, num ano em que a pandemia causada pela covid-19 desencadeou não só uma crise sanitária, mas também económica, é ainda mais forçoso ter a capacidade de reagir logo que ocorra a retoma. Angola, Brasil e Espanha são, nesta edição de 2021 do In-Lex, as jurisdições com maior número de representações de escritórios portugueses de advocacia.
É um universo de 4.000 advogados – dos quais 837 são sócios e mais de 600 são advogados estagiários – aquele que está espelhado no In-Lex 2020, onde 143 sociedades marcam presença. Dados adicionais também avançados por estas organizações mostram a importância das sociedades de advogados enquanto geradoras de postos de trabalho. As 143 firmas participantes neste diretório dão também emprego a 364 consultores e a mais de 1.390 profissionais de outros sectores, onde se incluem funcionários administrativos, pessoal técnico ligado aos recursos humanos ou à contabilidade, mas igualmente especialistas nas áreas de marketing, comunicação empresarial ou tecnologias de informação.
São 135 sociedades que asseguram a prestação de serviços jurídicos preferencialmente a empresas; estão sobretudo nas cidades de Lisboa e do Porto e são na sua maioria sociedades de pequena e média dimensão; e, além de Portugal, marcam presença, de forma direta ou em parceria, em mais de 70 países. Este universo de referência é também um retrato do mercado da advocacia nacional organizada em regime societário e que está espelhada no In-Lex 2019, a 14.ª edição do anuário das sociedades de advogados de Portugal.
São 141 sociedades, maioritariamente de pequena e média dimensão; integram quase cinco mil pessoas - entre advogados, advogados-estagiários, consultores e outros colaboradores -; asseguram ou dão apoio à prestação de serviços jurídicos preferencialmente a empresas; estão sobretudo nas cidades de Lisboa e do Porto; e marcam presença, de forma directa ou em parceria, noutros 70 países. Esta é uma fotografia que serve de retrato ao mercado da advocacia portuguesa organizada em regime societário e que está espelhada neste In-Lex 2018.
O sector das Sociedades de Advogados mudou radicalmente nos últimos anos. A In-Lex teve o privilégio de acompanhar estes últimos anos do sector, e assistir de perto à sua evolução.
Uma Radiografia das Sociedades de Advogados- 2010.
Em nome da ASAP – Associação das Sociedades de Advogados de Portugal, é com enorme satisfação que aceitamos o convite da In-Lex para apresentar a realidade das sociedades de advogados Portuguesas.
As Sociedades de Advogados, quando recrutam estagiários, colocam o seu foco na procura de recursos com elevado potencial de criação de valor. Nesta perspectiva, os estagiários não são contratados pelo que são hoje, mas pela pessoa que podem vir a ser amanhã.
De uma maneira geral, as Sociedades de Advogados têm os processos de recrutamento de estagiários bem definidos e os candidatos deverão conhecê-los antes de iniciar a fase de contactos.
O Sociedades de A-Z reúne um conjunto de informação específica sobre o recrutamento nas Sociedades de Advogados que participam no Anuário In-Lex.
O Escritórios na Prática vai reunir testemunhos de Advogados sobre o dia-a-dia no escritório, relativos às diversas áreas de Direito. Esta será uma boa forma de conhecer a realidade prática da profissão em diferentes Sociedades de Advogados.