Nesta edição de 2023, o Anuário In-Lex apresenta 129 sociedades de advogados que prestam serviços jurídicos maioritariamente a empresas, reunindo mais de 5100 profissionais, dos quais 3477 advogados e 747 sócios. Há ainda 543 advogados estagiários, a quem estas sociedades permitem o contacto com a realidade profissional em regime societário, bem como a 307 outros profissionais com formação jurídica ou de outra área, que colaboram enquanto consultores.
É também interessante perceber que para além dos números acima, as 129 organizações representadas nesta edição dão ainda trabalho a mais de 1317 profissionais de outros setores, onde se incluem funcionários administrativos, pessoal técnico ligado aos recursos humanos, à contabilidade, especialistas nas áreas de marketing, entre outros profissionais essenciais ao bom funcionamento das suas organizações.
Em termos de representação geográfica a nível internacional, observamos que as sociedades participantes nesta edição do In-Lex, estão presentes em quase 70 países, seja com representação de forma direta ou através de parcerias. Angola, Espanha e Brasil lideram a lista das jurisdições com o maior número de representações de escritórios.
Já no plano nacional, têm sede maioritariamente nas principais cidades do país, Lisboa e Porto, mas com uma distribuição alargada a todo o território português, incluindo as ilhas, o que traduz um retrato fiel da realidade do setor no nosso país.
QUAIS OS SERVIÇOS JURÍDICOS
As áreas de Contencioso e Direito do Trabalho surgem em destaque nesta edição, com 67% das sociedades (87) a assegurarem apoio em ambos os campos jurídicos. Em climas de incerteza e com reformas legislativas em curso, nomeadamente na área laboral, é expectável que estas áreas assumam igual ou maior relevância em 2023, assim como a área do Direito Imobiliário, que volta a posicionar-se nos lugares cimeiros da lista, com 79 firmas a oferecerem trabalho especializado neste campo - uma das áreas cuja atividade mais tem estado em evidência nos últimos anos, e que em 2023 volta a apresentar enormes desafios.
Já 76 das sociedades representadas asseguram apoio na área do Direito Societário e Comercial. O Direito fiscal é também privilegiado no conjunto dos serviços jurídicos prestados às empresas, completando este “top 5”, com 71 sociedades a assegurarem serviços nesta área.
CÁ DENTRO E LÁ FORA
As presenças no anuário chegam de todo o País, com 18 localidades representadas com escritório sede, o que permite abarcar a quase totalidade do território continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. As regiões de Lisboa e do Porto, com destaque para a capital, são as que têm um maior número de sociedades no Anuário In-Lex de 2023: Lisboa com 92 sociedades com escritório sede e a cidade Invicta com 17.
À semelhança dos anos transatos, constata-se nesta edição do In-Lex que a aposta na internacionalização se mantém viva e é uma prioridade para as sociedades. As firmas aqui representadas marcam presença, diretamente ou através de parcerias, num conjunto de quase 70 países. Com representações da Europa à Oceânia as sociedades estão em condições de assegurar serviços jurídicos aos seus clientes, um pouco por todo o mundo. Angola, Espanha e Brasil são, uma vez mais, os países mais representados no campo da internacionalização das sociedades de advogados presentes no anuário. Nas presenças internacionais destaca-se ainda a aposta em países como Moçambique, Cabo Verde, Reino Unido, França, Estados Unidos, Bélgica, São Tomé e Príncipe ou China.
Conheça aqui o Caderno Editorial do In-Lex 2023