Logotipo Students Guide

In-Lex 2017 | Retrato do Anuário

É um universo que envolve profissionalmente mais de 5.100 pessoas e que centra parte importante da sua actividade no apoio às empresas. Prevalece a prestação de serviços nas áreas de Direito Comercial, Contencioso, Direito do Trabalho e Fiscal, e quase 40% das organizações asseguram apoio aos clientes fora de Portugal. Na grande maioria (72%) trabalham até 20 advogados, mas em oito das firmas representadas esse número ultrapassa os 100 e em três destas os 200. Os indicadores referidos espelham o mercado português dos serviços jurídicos e têm por base a informação facultada pelas 141 sociedades de advogados representadas na 12.ª edição do anuário deste sector. Este é o In-Lex 2017.

Na edição deste ano, o In-Lex volta a contar nas suas páginas e na sua edição online com uma representação que se estende a todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Com espaços próprios ou através de parcerias, as 141 sociedades listadas nesta edição do Anuário, referenciam 227 escritórios em 32 localidades, onde 18 contam com escritórios sede.



A actividade das firmas estende-se, contudo, além-fronteiras, numa lógica que visa assegurar a prestação de serviços aos clientes em diferentes jurisdições internacionais. Através de presenças próprias, de parcerias ou integradas em networks, 31 sociedades têm presença no Brasil, 27 em Angola e 20 em Espanha. No “top 5” dos destinos de internacionalização, surgem ainda dois países africanos de expressão lusófona, no caso Moçambique (18 escritórios) e Cabo Verde (12).

Se considerarmos em conjunto as cidades de Pequim e Xangai e o território de Macau, a Republica Popular da China entra, com 18 sociedades, no grupo dos países onde maior número de firmas assegura o apoio aos seus clientes.

No cômputo geral, as principais sociedades de advogados que trabalham no mercado português estão presentes ou têm capacidade para se fazerem representar num conjunto de 70 países espalhados pela Europa, África, América, Ásia e Oceânia.



RECURSOS HUMANOS E SERVIÇOS


As 141 sociedades presentes neste In-Lex 2017 congregam um total de 3.579 advogados, dos quais 761 são sócios. No conjunto, contam com mais de 650 advogados-estagiários e com 303 consultores. Têm ainda ao serviço 1.221 colaboradores de outras profissões não jurídicas, nomeadamente nas áreas de secretariado, de marketing, de comunicação ou dos sistemas informáticos.

Quase metade (46%) destas firmas têm equipas com um número de advogados inferior a 10, enquanto 26% não ultrapassa as duas dezenas. Os valores em causa demonstram que a grande maioria destas estruturas societárias (102) são de pequena dimensão, o que vem confirmar anteriores estudos da própria Ordem dos Advogados quanto às características das organizações que estão no mercado português neste sector específico.

Ao nível da dimensão das equipas, apenas oito das firmas de advocacia presentes neste anuário têm mais de 100 advogados, das quais três com mais de 200, e outras cinco com 70 a 100 advogados. Se nos concentrarmos apenas nas 10 maiores sociedades representadas, estas congregam só por si 1.567 advogados (44% do universo total do In-lex 2017), dos quais 236 são sócios (31% do universo total). Têm ainda 85 consultores, cerca de 300 advogados estagiários e mais de 600 colaboradores noutros domínios profissionais que não a advocacia.


Já no que diz respeito ao tipo de serviços que globalmente oferecem as 141 sociedades aqui em análise, a área de prática mais comum é a de Direito Comercial - que contempla o Corporate Governance, Direito da Distribuição, Direito Societário, Direito Comercial, Reestruturação de empresas e Franchising -, já que 92% asseguram apoio aos respectivos clientes neste campo específico. Nesta dimensão, são também áreas em destaque, por serem asseguradas por mais de metade das firmas representadas, o Contencioso (78% das firmas asseguram apoio a este nível), o Direito do Trabalho (72%) ou o Direito Fiscal (59%). Sinal de alguma retoma económica, o Direito Imobiliário (49%) surge igualmente entre os campos de trabalho jurídico mais disponibilizado pelas diferentes sociedades de advogados.




Conheça aqui o Caderno Editorial do In-Lex 2017

< voltar