Logotipo Students Guide
PUB

28 e 29 de Novembro de 2017 - 15ª edição do JobShop da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Católica

PUB

Conheço o In-Lex 2018.

PUB

Saiba as últimas do sector no Lex - Negócios

Análise do Sector

Não basta conhecer-se a si próprio, é determinante conhecer o outro lado, o sector. Só assim será possível reconhecer os diferentes modelos de Sociedades de Advogados, a forma como estão estruturadas, como actuam, os seus valores e a sua cultura.

Esta análise do sector vai permitir ainda perceber quais as competências e qualidades valorizadas pelas Sociedades quando procuram um estagiário e futuro colaborador.


Para além deste conhecimento do sector é também muito importante desenvolver uma “cultura geral empresarial”. Os futuros advogados vão trabalhar com empresas que estão inseridas num determinado contexto, numa sociedade, num mundo cada vez mais global.


A leitura assídua de jornais (económicos e generalistas) e de livros, a frequência de seminários e conferências, as próprias viagens e experiências internacionais, contribuem para o enriquecimento individual, pelo que devem ser desenvolvidas desde já.

A palavra de ordem é: Get Informed!


Na secção Links encontra um conjunto de fontes de pesquisa de informação úteis, que pode consultar nesta fase.



In-Lex 2017 | Retrato do Anuário

É um universo que envolve profissionalmente mais de 5.100 pessoas e que centra parte importante da sua actividade no apoio às empresas. Prevalece a prestação de serviços nas áreas de Direito Comercial, Contencioso, Direito do Trabalho e Fiscal, e quase 40% das organizações asseguram apoio aos clientes fora de Portugal. Na grande maioria (72%) trabalham até 20 advogados, mas em oito das firmas representadas esse número ultrapassa os 100 e em três destas os 200. Os indicadores referidos espelham o mercado português dos serviços jurídicos e têm por base a informação facultada pelas 141 sociedades de advogados representadas na 12.ª edição do anuário deste sector. Este é o In-Lex 2017.

In-Lex 2016 | Retrato Robot

É um dado assente: a diversificação dos mercados em que as sociedades de advogados portuguesas apostaram, através da internacionalização, foi feita de forma sustentada e está a ter continuidade, através de um reforço da presença mesmo em países com economias mais avançadas. Esta foi uma estratégia de resposta à crise dos últimos anos e mostra que uma das preocupações dos “players” do sector consistiu em dar resposta às solicitações que lhes foram colocadas pelas empresas-clientes. Neste In-Lex 2016 essa realidade é bem visível, seja através da diversidade de apostas feitas nos mercados externos, das áreas de prática de Direito que oferecem, ou da forma como reforçaram as suas equipas.

O Retrato do Anuário - In-Lex 2015

São 152 sociedades, maioritariamente de pequena e média dimensão, integram mais de 3.400 advogados, prestam serviços jurídicos preferencialmente a empresas, estão concentradas sobretudo nas cidades de Lisboa e do Porto e marcam presença, de forma directa ou em parceria, noutros 60 países. Em jeito de síntese, esta é uma parte importante da realidade que caracteriza o mercado português da advocacia societária e também a fotografia que se extrai deste In-Lex 2015, naquela que é a 10.ª edição deste anuário.

O Sector visto pela In-Lex

O sector das Sociedades de Advogados mudou radicalmente nos últimos anos. A In-Lex teve o privilégio de acompanhar estes últimos anos do sector, e assistir de perto à sua evolução.

O Sector visto pela ASAP

Uma Radiografia das Sociedades de Advogados- 2010.
Em nome da ASAP – Associação das Sociedades de Advogados de Portugal, é com enorme satisfação que aceitamos o convite da In-Lex para apresentar a realidade das sociedades de advogados Portuguesas.

O que as Sociedades de Advogados procuram?

As Sociedades de Advogados, quando recrutam estagiários, colocam o seu foco na procura de recursos com elevado potencial de criação de valor. Nesta perspectiva, os estagiários não são contratados pelo que são hoje, mas pela pessoa que podem vir a ser amanhã.

Sociedades de A a Z

De uma maneira geral, as Sociedades de Advogados têm os processos de recrutamento de estagiários bem definidos e os candidatos deverão conhecê-los antes de iniciar a fase de contactos.
O Sociedades de A-Z reúne um conjunto de informação específica sobre o recrutamento nas Sociedades de Advogados que participam no Anuário In-Lex.

Escritórios na Prática

O Escritórios na Prática vai reunir testemunhos de Advogados sobre o dia-a-dia no escritório, relativos às diversas áreas de Direito. Esta será uma boa forma de conhecer a realidade prática da profissão em diferentes Sociedades de Advogados.