Contributo Find
No dia da entrevista, para que tudo corra bem e consiga superar com sucesso esta prova, é importante não esquecer alguns pontos.
- Em primeiro lugar, ser pontual ou, melhor ainda, chegar 5 minutos antes da hora marcada para a entrevista.
- Manter-se calmo, transmitir uma atitude de auto-confiança, ainda que não excessiva, falar de forma clara, directa e concisa.
- Adoptar uma postura que pode ser “descontraída mas formal” e assegurar, por exemplo, que as mãos estão em cima da mesa, sentar-se direito na cadeira e olhar para todos os interlocutores presentes.
- Utilizar uma linguagem adequada e apropriada.
- Evitar responder a questões utilizando apenas o “sim” ou o ”não”, responder de forma qualitativa mas precisa, sem cair na tentação de se explanar por informação sobre a qual não lhe tenha sido perguntado.
- Olhar o interlocutor nos olhos, sem contudo fixar o olhar, de modo a que não se torne intimidatório ou pouco normal.
- Evidenciar uma atitude honesta e sincera, não tentar parecer algo que não se é na realidade.
Após a Entrevista – a importância do follow-up!
Poder-se-ia pensar que, após a Entrevista, já nada mais há a fazer, tudo está nas mãos da Sociedade de Advogados, da Empresa ou da Organização que está a recrutar.
Não é bem assim. A opção sobre quem será recrutado será, em última análise, dessa mesma Sociedade de Advogados, Empresa ou Organização. No entanto, mesmo após a Entrevista, existem ainda formas de reiterar o interesse real em ocupar aquele cargo ou função e mostrar que se é, de facto, a pessoa certa para o lugar.
Como?
Enviar uma carta ou e-mail de simples agradecimento pela oportunidade concedida e pelo tempo dispendido, irão reforçar o interesse do Candidato naquele lugar em concreto;
Estabelecer novo contacto, procurando fazer um ponto de situação, caso a situação do Candidato mude por alguma razão (ex. o Candidato pode receber outros convites); Mostrar-se disponível e flexível perante as exigências que surjam durante o processo de recrutamento (deslocação a segundas ou terceiras entrevistas, realização de testes, conciliação ou alteração de datas).
A importância da aprendizagem!
Como em tudo o que fazemos na vida, é importante, e útil para o futuro, retirar ensinamentos das experiências pelas quais passamos.
A nível profissional isso mesmo se aplica, com particular destaque.
Sendo a preparação da Entrevista o primeiro e um importantíssimo passo para o sucesso numa situação de recrutamento, também a revisão da mesma, a análise sobre o que terá corrido bem e menos bem, o que poderia ser melhorado, as questões que poderiam ter sido colocadas e não o foram, a informação que faltou eventualmente conhecer, tudo isso, são aspectos cruciais a ponderar e a ter em conta em futuros processos de recrutamento.